sábado, 2 de abril de 2011

Tânia Tomé - Agarra-me o sol por trás (e outros escritos & melodias)


Livro: Agarra-me o sol por trás (e outros escritos & melodias)
Autor: Tânia Tomé
ISBN 10: 8575313886
ISBN 13: 9788575313886
Gênero: Literatura Portuguesa Contemporânea/Poesia
Edição: 1ª edição
Páginas: 128
Formato: 14 X 21 cm
Peso: 165 g
Preço: R$ 20,00

A Escrituras Editora, dentro da Coleção Ponte Velha, edição apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB/Portugal), publica Agarra-me o sol por trás, de Tânia Tomé. A organização e prólogo da obra são de Floriano Martins e ilustrações de Eduardo Eloy.

“O desejo de Tânia Tomé comunicar-se com o mundo é visceral e contagiante...”, nos conta Floriano Martins, “este seu primeiro livro, portanto, revela-se como uma partitura evocada no reino do fogo, nas ruas insuspeitas de um amor incondicional, no caroço da linguagem que busca decifrar em si mesma, em Moçambique (...) Tânia tem difundido não somente a sua poesia mas também a de toda uma tradição lírica de seu país, que inclui nomes entranháveis como os de Noemia de Sousa e José Craveirinha.”

Sobre o autor:
Tânia Tomé (Maputo, Moçambique, 1981). Aos 7 anos, ganhou o prêmio de melhor voz no Concurso de Música organizado pela Who (World Health Organization) em Moçambique. Aos 13 anos, participou de seu primeiro Sarau de Poesia, onde cantou, declamou e tocou ao piano poemas do poeta José Craveirinha, onde ele próprio esteve presente. Com 17 anos, entra para a Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal), no curso de economia. Em 2002, adere ao Movimento Humanista liderado por Silo, e faz algumas atuações em Portugal para angariar fundos para as crianças desfavorecidas de Moçambique. Em 2003, acaba o curso de economia e ganha o Prêmio de Mérito da Fundação Mário Soares de Portugal pelo bom desempenho acadêmico e por conciliar os estudos com atividades artístico-sociais. Em 2004, participa como coautora da antologia Um Abraço Quente da Lusofonia, juntamente com outros jovens poetas representantes de cada país da CPLP, lançado no mesmo ano em Portugal. Membro da Associação dos Escritores Moçambicanos, da Associação dos Músicos Moçambicanos e dos Poetas del Mundo. Em 2006, produz e apresenta, ao lado de Júlio Silva (músico, produtor e pesquisador cultural), um programa cultural na Televisão de Moçambique (TVM) que, entre outras coisas, tinha Alertas de Prevenção contra AIDS e malária, e enfoque nos problemas sociais. Em 2008, realiza e produz o espetáculo “Poesia em Moçambique”, em Tributo ao José Caveirinha, no qual diversas artes interagem para tornar vivo o poema. O mesmo foi transformado em DVD, o primeiro e único de poesia em Moçambique, que foi lançado em 2009. Introduz o conceito de Showesia (neologismo criado pela artista) em Moçambique, no qual se faz espetáculo de poesia, com uma banda com a qual Tânia canta e recita poemas, envolvidos em teatro e dança com poesia. Lança o website www.showesia.com e integra o Poetry África em Maputo, representando Moçambique, repetindo a atuação e representação no Festival Internacional Poetry África, na África do Sul. Integra a antologia World Poetry Almanac 2009 (com 190 poetas do mundo oriundos de 100 países), representando seu país e os Palop. Participa do primeiro ano de comemoração de Celebração da Língua e Cultura Portuguesa da CLP em Moçambique, ao lado do Mia Couto e Calane da Silva. Participa do livro The bilingual anthology on african poetry (Shangai, China). Atualmente preside a associação “Showesia” com objetivo de resgatar o patrimônio cultural através de uma plataforma de interação entre o tradicional, o tecnológico/ocidental e de um network cultural mundial.

A Coleção Ponte Velha foi criada por Carlos Nejar (Brasil), poeta, ficcionista e crítico, membro da Academia Brasileira de Letras e pelo poeta António Osório (Portugal). Conheça todos os títulos da Coleção.

Nenhum comentário: