terça-feira, 1 de março de 2011

Valentinous Velhinho - O Túmulo da Fênix (livro)


Valentinous Velhinho - O Túmulo da Fênix (sinopse)

Este “O Túmulo da Fênix” é o terceiro título deste que é, sem exageros, o mais enigmático nome da poesia contemporânea de Cabo Verde, Valentinous Velhinho, heterônimo de Valdemar Velhinho Rodrigues.

Cultor de uma poesia repleta de questões metafísicas e indagações ontológicas, Velhinho consolida neste livro o seu pleno domínio da poesia, apresentando os poemas em diversas manifestações estético-formais que valorizam ainda mais a sua singular e desconcertante filosofia, que tem como temas recorrentes a morte, o suicídio, a loucura, a recriação de temas bíblicos e a exploração criativa de cânones da cultura ocidental.

Fiel usuário da versificação livre, o poeta navega com desenvoltura pela brevidade dos dísticos e tercetos (com forte ressonância nos hai-kais), assim como em longos poemas com diversas quadras e a ousadia de explorar os limites da poesia em prosa.

Uma poesia que surpreende pela virulência e pelo inusitado de suas imagens, pelo espanto da reformulação de significantes em uma linguagem surreal, por vezes paradoxal, de um poeta que vivencia a própria insularidade dentro do panorama literário cabo-verdiano configurando-se como um dos seus mais criativos artífices.

Ricardo Riso

Este livro e outros títulos da Artiletra, editora cabo-verdiana, encontram-se à venda na Kitabu - Livraria Negra (Rio de Janeiro - Brasil).

Nenhum comentário: