quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pedro Matos - "Midju di Fogu" (livro)

"Midju di Fogu", de Pedro Andrade Matos, é lançado em Cabo Verde

"Pelos meandros do texto, o vinho Manecon brota das uvas nascidas em meio à pedra negra e vulcânica que domina as paisagens áridas, entre mar e rochedos", escreve Simone Caputo Gomes, da USP.

Da Redação

Praia - "Midju di Fogu" é o título do livro de memória e afectos de Pedro Andrade Matos que é lançado nesta quinta-feira (24) na Casa de Memória da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, com apresentação de Alberto Nunes e Fausto do Rosário.

Natural da Ilha do Fogo, no arquipélago de Cabo Verde, Pedro Andrade Matos é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) e mestrando em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), residindo actualmente em Belo Horizonte.

No próximo sábado (26),"Midju di Fogu" (Milho de Fogo), livro de estreia de Pedro Matos, um natural da "ilha do vulcão", será apresentado no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia, capital do país, pelo escritor caboverdiano Filinto Elísio.

Nas palavras de Simone Caputo Gomes, professora de Literaturas Africanas da Universidade de São Paulo (USP), "pelos meandros do texto, o vinho Manecon brota das uvas nascidas em meio à pedra negra e vulcânica que domina as paisagens áridas, entre mar e rochedos, entre arbustos (como a purgueira) balançados pelo louco vento".

"Os homens cavam a terra, as mulheres jogam as sementes do milho e as crianças cobrem as covas com os pés, num djuntamô (juntar as mãos) para que o chão, fecundado, possa “vestir o povo de água” e conceder-lhe a abundância na “terra molhada”, lê-se no texto de apresentação de "Midju di Fogu", um livro que "promete ao leitor uma bela sementeira", diz Simone Caputo Gomes.

3 comentários:

Unknown disse...

adoraria ler o livro bjos...

Wanasema disse...

Olá, Enoly!
Tive o prazer de realizar a leitura e fazer o texto de contracapa. Os poemas são belíssimos! Fico feliz por este livro ter sido lançado por uma editora brasileira.
Obrigado pelo comentário.
Abraços,
Ricardo

Wanasema disse...

Olá, Enoly!
Tive o prazer de realizar a leitura e fazer o texto de contracapa. Os poemas são belíssimos! Fico feliz por este livro ter sido lançado por uma editora brasileira.
Obrigado pelo comentário.
Abraços,
Ricardo