quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Keith Haring - Select Works, Caixa Cultural - Rio de Janeiro

Por Ricardo Riso

O Rio de Janeiro sorri com a nova retrospectiva do artista plástico norte-americano Keith Haring, intitulada Select Works, na Caixa Cultural/RJ até o dia 28 de novembro.

Keith Haring, ícone da arte contemporânea norte-americana dos anos 1980 ao lado de Jean-Michel Basquiat e Kenny Scharf, oxigenou a arte com seu intenso grafismo, impressionante ritmo, cores vibrantes, humor, permanente erotismo de forte viés homossexual, críticas à política, à religião e à guerra, para além de um profundo sentimento de união, coletividade e respeito ao próximo que o tornaram um autêntico art'vista. Seu engajamento social e participação em diversas causas humanitárias, levaram-no a criar murais públicos em cidades como Tóquio e no muro de Berlim, além do famoso "Crack is Wack" (Crack é uma droga) em Nova York, assim como e principalmente na luta contra a aids da qual foi vitimado em 1990.

Desde a sua chegada a Nova York no final dos anos 1970, Haring aliou-se aos artistas que faziam da cidade o suporte para suas criações. Suas obras eram de fácil reconhecimento, acessíveis inclusive às crianças. Seu traço simples e preciso espalhou-se pelas ruas e principalmente pelos tapumes do metrô da cidade, marcando o imaginário visual como se fossem hieroglifos urbanos. Sua arte era assumidamente pop, pronta para o consumo, conduzindo-o a abrir uma loja, a Pop Shop, com os mais variados produtos licenciados com a sua marca. Essa característica naturalmente o aproximou de Andy Warhol, o papa da pop art.

A expo apresenta séries marcantes como Apocalypse (trabalhos concebidos por ele, Andy Warhol e o poeta beatnick William S. Burroughs), Pop Shop, The blueprints drawnings, fotos das estadias em Ilhéus/BA, uma criativa carta a uma amiga na qual insere ilustrações no decorrer do texto mostrando amplo domínio da linguagem não-verbal, anotações várias e vídeos. A crítica negativa aponta à ausência de legendas dos vídeos. Belo, por sinal triste exemplo da nossa elite colonizada e subserviente que pensa que a língua inglesa é a nossa segunda língua. Ainda assim, uma exposição imperdível. Tão-somente.

Para conhecer as obras do artista, acesse http://www.haring.com/. O sítio da mostra é http://www.keithharing.com.br/.

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25

Nenhum comentário: