domingo, 25 de abril de 2010

Resistência e Anunciação: Arte e Política Preta - Curso Edições Toró e Capoeira Angola Irmãos Guerreiros

Edições Toró e Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros convidam para o curso "Resistência e Anunciação: Arte e Política Preta”
Cinco encontros aos sábados, de 08/05 a 05/06, sempre das 14 às 18hs. Na Senzalinha (Sede do Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros). Rua Arlindo Genaro de Freitas, 692 - Jd.Saporito – Taboão da Serra/SP
Inscrições até 01/05 no sítio www.edicoestoro.net. Junto ao cartaz de divulgação e com mais detalhes deste e dos outros cursos já cultivados.
As matrículas efetuadas estarão também ali, confirmadas e acessíveis no dia 05/05.
Eis os trilhos previstos para este per-curso, totalmente gratuito, com distribuição das apostilas e certificados ao final para os 32 participantes matriculados:
08/05 – “África do Oeste: Dilemas Contemporâneos no Cinema e na Dança”, com Serge Noukoue (Pesquisador em Áudio-visual, Assessor Áudio-visual do Consulado da França, Beninense) e Luciane Silva (Pesquisadora e Educadora da Casa das Áfricas, Dançarina e Professora da FACAMP)
15/05 – “Encontros na Encruzilhada: Buscas da Literatura e das Artes Plásticas no Miolo do Século XX” – com Mário Medeiros (Sociólogo e Pesquisador da Unicamp. Autor do livro ‘Os Escritores da Guerrilha Urbana’) e Marcelo D´Salete (Artista Plástico, Quadrinhista, Ilustrador e Educador do Museu AfroBrasil)
22/05 – “Quilombos: Histórias e Sentidos, Imaginário e Arqueologia”, com Patrícia Marinho (Arqueóloga, Música e Pesquisadora de Quilombos Brasileiros) e Allan da Rosa (Historiador, Estorinhador e Educador, Angoleiro do Grupo Irmãos Guerreiros)
29/05 – “Migrações e Trajetórias Femininas: Carolina de Jesus e Lélia Gonzalez”, com Flavia Rios (Professora e Estudante de Doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo) e Uvanderson Vítor, o Vandão (Sociólogo Negrão e Pesquisador das Desigualdades Sócio-raciais Brasileiras. Trabalha com Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho, em Embu das Artes.)
05/06 – “Corpoesia: Orixalidade e Jazz em Performance na Literatura da Diáspora Africana", com Sílvia Lorenso (Cria do Movimento ‘Juventude Negra e Favelada’ em BH/MG; Mestre em Semiótica pela USP, Doutoranda em Literatura e Diáspora Africana na UTexas). E Avaliação Coletiva do Curso.
-------------
"Resistência e Anunciação: Arte e Política Preta”Pra desfrutar, questionar e escambear percepções da estética e da mocambagem de matriz afro, com suas intenções e eletricidades, carinhos e contextos.
Pra compreender alguns porquês das rodas de fortaleza e beber algumas surpresas.
Pra desenvolver pedagogias com quem pesquisa, sua e pratica. Com quem vive a questão e traz fundamentos, reflexão e vontade de esparramar.
Pra, mesmo com novas dúvidas e suas coceiras, ganhar sustança. Não arriar nas humilhações e nos farelos de cada dia.
Pra não reproduzir facinho uns quebra-cabeças cheios de quebranto, tão brilhantes na vitrine, tão sorridentes no out-door e tão fuleiros na cartilha. São quebrantos perpétuos estes nas entrelinhas da educação?

Gratuito e na quebrada, sem dever pra qualidade de outros cursos nesse mesmo naipe, que cobram diamantes pra quem quiser chegar nas turmas que quando giram, geram quase sempre pelos bairros nobres (?) de São Paulo. (E pedregoso é ouvir que nós que inventamos as barreiras, quando o que queremos é esfarelá-las).
Com tanto maio no cangote, nosso maio então, 2010, seja mês de ebulição.
Pra se inscrever é só chegar até dia 01/05/2010 ali no sítio da Toró - www.edicoestoro.net - onde está o cartaz de chamamento e a ficha de inscrição. ***
CURSO: “RESISTÊNCIA E ANUNCIAÇÃO – ARTE E POLÍTICA PRETA”Articulação Pedagógica: Allan da Rosa
Concepção e Diagramação de Cartaz e Apostilas: Mateus Subverso
Realização: Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros & Edições ToróDireção Geral: Mestre Marrom
Apoio: Nós por nós
Agradecimentos: Aos educadores que vêm na graça e na luta. E à comunidade que chega ou oferece atenção.

Fonte: Email gentilmente enviado por Allan Santos Rosa em 25 de abril de 2010.

Nenhum comentário: