terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pepetela - O Planalto e a Estepe (livro)




O Planalto e a Estepe

Autor: Pepetela
Editora: Leya Brasil
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Lançado no Brasil
JULIO E SARANGEREL eram estudantes em Moscou, no auge da União Soviética, quando se apaixonaram. Ele, um jovem estudante angolano, entusiasmado com a revolução e ansioso por levar os preceitos socialistas ao seu país. Ela, uma jovem da Mongólia, aspirante aos mesmos ideais: um mundo mais justo. Não sabiam eles, porém, que a “união dos povos” não seria algo tão fácil a ser conquistado. Pelo contrário: o amor da juventude tardaria 35 anos a ser concretizado. O autor angolano Pepetela faz um retrato sensível de uma época recente, de um mundo rigidamente dividido por duas ideologias. Um período em que a maioria das decisões eram tomadas na esfera política – até o amor.


2 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Quanto a mim, a história de amor entre as personagens é apenas um dos ingredientes deste livro. A reconstituição histórica é fantástica. Além de não a considerar uma obra-prima, recomendo a leitora deste livro, pois é um bom livro.

Wanasema disse...

Olá, Tiago!
Longe deste título enquadrar-se entre os melhores de Pepetela, mas ainda assim uma boa história com seus fascínios narrativos diante da já consagrada habilidade do autor. Por isso, de leitura recomendada.
Obrigado pelo comentário.
Abraços!