terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fragata de Morais - Blog do escritor angolano

Atendendo a gentil solicitação do escritor angolano Fragata de Morais, a seguir o endereço do seu blog:

http://www.literaturafragatademorais.blogspot.com

Trata-se de um excelente espaço para termos contato com sua obra. Fragata de Morais publicou Memórias de uma ilha (crônica), Inkuna Minha Terra (contos), Sumaúma (poesia), A Prece dos Mal Amados (romance), A sonhar se fez verdade, Jindunguices (contos - Prêmio Sagrada Esperança), A Seiva.

As informações a seguir foram retiradas do sítio da União dos Escritores Angolanos - http://www.uea-angola.org/bioquem.cfm?ID=30

Nome: Manuel FRAGATA DE MORAIS
Data Nascimento: 1941-11-16
Naturalidade: Uíge
Gênero Literário: Prosa

Manuel Augusto Fragata de Morais, de seu nome completo, nasceu na Província do Uíge. Seus primeiros escritos aparecerm na década de sessenta em Paris, onde igualmente frequentou a Universidade Internacional do Teatro, na qual trabalhou com André Louis Perinetti e Victor Garcia. (...)

Na Holanda, a convite do STAUT da Academia de Artes Dramáticas daquele país da União Europeia, escrever, realizou e encenou seus trabalhos pioneiros de teatro infantil, que levaram o nome genérico de ‘Gupia’ . Os mesmos foram apresentados no Holland Festival e no Berlin Kinder Und Jugendtheater, em 1971. No seu próprio grupo teatral, The Frist Company, realizou, encenou e actuou em “The Indian Wants the Bronx” de Israel Horowitz, “Fando e Lis” de Arrabal, bem como “The Hole”, “Agonies “ e “Sketches”, todos da sua autoria. (...)

Em 1972 – 75, frequentou a Nederlandse Film Akademie, produzindo para a televisão holandesa, documentários sobre Angola em 1974, bem como em 1975. Seus contos e poemas foram publicados em revista e jornais holandeses, estando incluídos em duas antologias, uma de escritores angolanos e outra de escritores de língua portuguesa. É cronista do Jornal de Angola, membro da União dos Jornalistas de Angola, membro da União dos Escritores Angolanos e Vice – Ministro da Educação e Cultura.

Sobre a sua obra Inkuna – Minha Terra, lançada em 1997, o conceituado escritor Angolano, Henrique Abranches, diz o seguinte: “Esta pequena obra do escritor Fragata de Morais constitui para mim uma leitura penosa de onde sai deprimido, não porque eu não conhecesse que a verdade está por trás de muitas das suas estórias, como todos nos que não andamos a dormir conhecemos tão bem. Mas ele soube ser doloroso por vezes ousadamente controverso, quase provocatório. A coragem que passa nalguns dos seus contos, como “Jogo de Xadrez”, ou as “Amizades”, tem traça de um combatente , de alguém que não quer ser derrotado, porque não acha justo, e embora não saiba triunfar, soube ver e sofrer com o que viu ( Martinha), é um bom exemplo, entregando ao leitor a batata quente...

Nenhum comentário: