segunda-feira, 22 de junho de 2009

Paula Tavares e o mercado editorial brasileiro

Prezados,

delicio-me com os belos poemas do Manual para Amantes Desesperados (Lisboa: Caminho, 2007), da angolana Paula Tavares. Penso que Paula Tavares é o nome mais consistente da poesia de autoria feminina dos países africanos de língua portuguesa, sendo objeto de pesquisa em várias teses e dissertações de nossas principais universidades. Não compreendo que o mercado editorial brasileiro ainda não tenha publicado qualquer livro desta poetisa. Uma pena!

O que podemos fazer para que Paula Tavares e outros nomes, ainda inéditos, das literaturas africanas de língua portuguesa sejam publicados aqui no Brasil?

Ricardo Riso

6 comentários:

Anônimo disse...

Saudações, Ricardo. Eu e uns colegas acabamos de iniciar as atividades de nossa editora, Rodapé Editorial. Não há dúvidas de que, no que de mim depender, faremos todo o esforço necessário a suprir lacunas editoriais assim tão evidentes.
Um abraço!

Wanasema disse...

Olá, Africopoética! Obrigado pelo comentário. Fico feliz com a boa notícia! Desejo sucesso para a Rodapé Editorial! O mercado precisa dessa diversidade.
Abraços!!

Paula Corrêa disse...

Olá, acompanho seu blog já há um tempo e quero parabenizá-lo por sua iniciativa garndiosa!
Sou estudante de Letras e realmente a literatura é pouco estudada em sala de aula, mas como tenho um maravilhoso professor (Juarez Ambires)temos ainda contato com algumas obras de Mia Couto, Agualusa e João Melo.
Estou lendo Filhos da Pátria (João Melo).
Realmnete não conhecia a Paula Tavares, mas vou procurar sobre.

Wanasema disse...

Olá, Paula! Tudo bem?
Até nas universidades as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa têm participação discreta nos cursos de graduação, geralmente inserida em Literaturas de Língua Portuguesa, ainda.
João Melo é um ótimo contista e foi um grande acerto o lançamento de "Filhos da Pátria" por aqui. Procure deste autor "The serial killer e outros contos risíveis ou não", você não se arrependerá.
Obrigado pela visita e pelos elogios!
Abraços,
Ricardo Riso

C. disse...

P.q.p!

Enfim rendido a Paula também!!

[Apesar do Zetho... :OP ]

Apareça, cachorrão!

Wanasema disse...

Prezada C.,
que felicidade a sua presença por aqui!!!!
Farei contato no decorrer do dia!!!
bjs!!!