segunda-feira, 9 de março de 2009

‘Identidades…’ de Abraão Vicente no CCP da Praia

Abraão Vicente é um jovem e intrigante artista plástico cabo-verdiano. Semana passada foi a abertura de uma nova exposição com os seus questionadores trabalhos com passaportes, já comentados aqui neste blog e para ter acesso a este artigo basta clicar no marcador com o nome do artista ao final desta postagem.
Parabéns a este interessante artista de Cabo Verde.
Ricardo Riso
‘Identidades…’ de Abraão Vicente no CCP da Praia
Identidades e ®econstrução é o título da exposição de Abraão Vicente que o IC-CCP da Praia, Cabo Verde, exibe de 5 a 18 de Março, reunindo uma colecção de quadros/objectos/documentos (re)criados a partir de documentos de identificação de vários países, segundo uma nota de imprensa.

«Partindo de componente auto-biográfica, o projecto Identidades... coloca-nos perante linguagens que marcam a modernidade artística e perante temáticas que inquietam, na actualidade, cidadãos e países», afirma a nota.

Numa explicação do trabalho de Abraão Vicente (n. 1980) para a exposição, a nota refere que os objectos/documentos «são destruídos (reconstruídos - reconstituídos) sobre papel de aguarela de 297x420mm e devolvidos a um ‘Frame', que é a própria moldura, que se reconfigura como um novo documento de identificação».

A reflexão do artista plástico cabo-verdiano, que vive e trabalha em Lisboa, segundo o sítio Artafrica, do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, «centra-se [...] no conceito de Identidade(s), sobretudo na Identidade fragmentada, construída, adquirida, forjada, inventada do homem contemporâneo, do cidadão crioulo/global» e «denuncia a Identidade e limites da própria língua como veículo identitário».

Com a utilização de um ‘frame', Abraão Vicente pretende transmitir a ideia de «um limite, um guia de circulação, de pertença e de territorialidade».

«Constituem igualmente linhas orientadoras, o explicitar das discrepâncias entre as vivências geográficas e as pertenças históricas, bem como do papel da burocracia na construção de barreiras, de fronteiras reais e mentais.»


Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Abraão Vicente é um artista plástico autodidacta contemporâneo, que usa como técnicas o Desenho, a Pintura e a Fotografia, tendo começado a expor em Cabo Verde em 1998, segundo o sítio Artafrica. Desde então participou em numerosas exposições, nomeadamente em Lisboa, Londres, Lugo, Paris, Porto e Tunis.

A abertura da exposição está marcada para o dia 05 de Março, às 18h45 no Auditório do IC-CCP Praia.

Nenhum comentário: